Poluição da água
Porém, apesar de todos os aspectos benéficos proporcionados pela água, o homem tem modificado drasticamente a qualidade desse recurso natural. O lançamento de efluentes industriais, agrícolas, de lixo e de esgoto doméstico são os principais responsáveis pela poluição das águas.
Quando essas substâncias sem o devido tratamento são despejadas na água, ocorre à alteração da composição química da água, fato que prejudica a sua qualidade. O lençol freático (água subterrânea) também é poluído, pois ocorre a infiltração dessa água contaminada.
Transmissão de doenças
A água poluída pode causar diversos efeitos prejudiciais à saúde humana, tais como: febre tifóide, cólera, disenteria, meningite hepatites A e B.
Pode ser igualmente por vetores de contaminação por doenças transportadas por mosquitos, como paludismo, dengue, malária, doença do sono, febre amarela. Pode conter parasitas como verminoses, enquanto a escassez da água pode gerar ou potenciar doenças como a lepra, tuberculose, tétano e difteria.
As águas poluídas por efluentes líquidos industriais podem causar contaminação por metais pesados que geram tumores hepáticos e de tiróide, alterações neurológicas, dermatoses, rinites alérgicas, disfunções gastrointestinais, pulmonares e hepáticas. No caso de contaminação por mercúrio, podem ocorrer anúria e diarréia sanguinolenta.
A dengue é uma doença que se propagam somente na água. Porém, essa água tem que estar parada e limpa para a criação do inseto.
Controle dos níveis de poluição
-Água para consumo humano
A Purificação da água é o processo de remoção de contaminantes químicos e biológicos da água bruta. O objetivo é produzir água própria para uma finalidade específica, sendo que a maior parte da água é purificada para consumo humano,