Poluição atmosférica
Introdução
A sociedade deste ultimo século conseguiu alterar o equilíbrio da Natureza. Descobrimos que a
Natureza fornecia materiais para podermos desenvolver o nosso estilo de vida. Utilizamos os combustíveis fosseis queimando-os para produzir a nossa tão necessária energia. Energia essa que ajudou a construir estruturas e materiais que no inicio do século ajudaram a destruir o nosso mundo natural. No entanto, não tivemos em atenção as consequências que as nossas actividades humanas causariam no ambiente, poluímos a água, o solo e a atmosfera.
Emitimos milhares de poluentes atmosféricos todos os anos, que a curto médio e longo prazo destroem a nossa saúde, e o nosso planeta.
O nosso trabalho foca-se no tema da poluição atmosférica, onde iremos falar numa primeira parte do que consiste a poluição atmosférica, os seus poluentes, e entre outras coisas, as consequências que causa no meio ambiente e saúde pública.
Na segunda parte do nosso trabalho, iremos abordar uma temática que se foca nas novas tecnologias de diminuição de emissão de poluentes atmosféricos, como também na diminuição desses compostos do ar atmosférico.
Escola Secundária Monte de Caparica
Página 1
Poluição Atmosférica
Poluição atmosférica
A poluição atmosférica refere-se a mudanças da atmosfera susceptíveis de causar um impacto a nível ambiental ou a nível da saúde humana, através da contaminação por gases, partículas sólidas, líquidas em suspensão, material biológico ou energia. A adição dos contaminantes pode provocar danos directamente na saúde humana ou no ecossistema Terrestre, podendo estes danos ser causados directamente pelos contaminantes, ou por elementos resultantes dos contaminantes. Para além de prejudicar a saúde, pode igualmente reduzir a visibilidade, diminuir a intensidade da luz ou provocar odores desagradáveis. Esta poluição causa ainda mais impactos no campo