BIOLOGIA
Célula bacteriana
Célula vegetal
Célula animal Principais características das células:
Bacteriana: Bactérias (do grego bakteria, bastão) são organismos unicelulares, procariontes (não possuem envoltório nuclear, nem organelas membranosas). Podem ser encontrados na forma isolada ou em colônias e pertence ao Domínio homônima Bactéria. Podem viver na presença de ar, na ausência de ar, ou ainda serem anaeróbias facultativas. As bactérias são um dos organismos mais antigos, com evidencia encontrada em rochas de 3,8 bilhões de anos.
Animal: Célula animal é uma célula eucariótica, ou seja, uma célula que apresenta núcleo delimitado pela membrana podem também unicelulares, como as amebas. Há também, os pluricelulares, como plantas e animais. A célula animal é delimitada pela membrana plasmática, ribossomo, citoplasma, mitocôndria e núcleo.
Vegetal: A célula vegetal é semelhante à célula animal, mas contém algumas peculiaridades como a parede celular e os cloroplastos. Está dividida em: componentes protoplasmáticos que são um composto de organelas celulares e outras estruturas que sejam ativas no metabolismo celular. Inclui o núcleo, reticulo endoplasmático, citoplasma, ribossomos, complexos Golgi, mitocôndrias, lisossomos e plastos e componentes não protoplasmáticos são os resíduos do metabolismo celular ou substâncias de armazenamento. Incluí vacúolos, parede celular e substâncias ergástricas.
Principais diferenças entre as células bacteriana, vegetal e animal:
Conceito geral de: vírus, bactérias e fungos.
Vírus Formados, principalmente, por proteínas e ácidos nucleicos, os vírus são acelulados e só têm condições de realizar suas atividades vitais quando estão no interior de outras células vivas. Assim, são considerados parasitas intracelulares obrigatórios. Em razão dessas características peculiares, os vírus não são reconhecidos exatamente como seres vivos. Entretanto, é consenso que são