Poluição Atmosférica: Causas, efeitos e intervenções sociais
Guarulhos
2014
O que é o Smog fotoquímico e o que podemos fazer para diminuir esse problema nas grandes cidades?
Smog é um fenômeno fotoquímico caracterizado pela formação de uma espécie de neblina composta por poluição, vapor de água e outros compostos químicos. Geralmente, o smog se forma em grandes cidades, onde a poluição do ar é elevada e provocada, principalmente, pela queima de combustíveis fósseis (gasolina e diesel) pelos veículos automotores. Em regiões com grande presença de indústrias poluidoras, o smog industrial também ocorre. Existem algumas dicas para diminuir esses problemas, sendo elas: Estipular limites dos níveis de poluição nos ambientes urbanos e rurais, critérios rigorosos quanto às normas de emissão de gases, incentivar o uso de tecnologias menos poluentes, controle diário da qualidade do ar, criação e expansão de áreas verdes nas áreas urbanas, como praças arborizadas, parques ecológicos, jardins, etc.
O que é o efeito estufa? Poderia haver vida na terra sem ele? Quais são as causas prováveis da atual intensificação do efeito estufa? Há consenso sobre as relações entre o aquecimento global e emissão de gases estufa? O que se pode fazer, individual ou coletivamente, para reverter esse quadro?
Efeito Estufa é um mecanismo natural do planeta Terra para possibilitar a manutenção da temperatura numa média de 15ºC, ideal para o equilíbrio de grande parte das formas de vida em nosso planeta. Sem o efeito estufa natural, o planeta Terra poderia ficar muito frio, inviabilizando o desenvolvimento de grande parte das espécies animais e vegetais. Isso ocorreria, pois a radiação solar refletida pela Terra se perderia totalmente. O efeito estufa potencializado pela queima de combustíveis fósseis tem colaborado com o aumento da temperatura no globo terrestre nas últimas décadas. Pesquisas recentes indicaram que o século XX foi o mais quente dos últimos 500 anos.