poluicao ambiental
As áreas mais afetadas no meio ambiente são as áreas urbanas que sofrem intervenções humanas. Problemas como produção de calor, poluição da atmosfera e cursos da água, impermeabilização do solo, desmatamento, ocupação de áreas inadequadas para moradia, e presença de aterros sanitarios produzem diversos efeitos sobre os aspectos ambientais nas cidades. Efeitos esses que não atingem somente nosso país como todo o mundo.
Não conhecemos ainda nenhum método para combater a poluição amibental nos grandes centros urbanos, mas algumas mudanças poderiam minimizar os efeitos destas.
Com a chegada das industrias que foram se expandindo e atraindo milhões de pessoas para as cidades. Com o desenvolvimento e crescimento destes centros urbanos, muitos não ocorrem de maneira planejada, causando mudanças drásticas na natureza desencadeando diversos problemas ambientais. A expansão da rede urbana, sem o devido planejamento ocasiona problemas ambientais em diversas cidades brasileiras. Na cidade de São Paulo por exemplo, alguns municípios ainda utilizam aterros saintários, fato altamente preocupante uma vez em que o lixo em decomposição produz o Chorume resíduo que facilmente penetra no solo podendo contaminar os recursos hídricos como consequência. As áreas de mananciais ocupadas de forma irregular e caótica pela população de baixa renda, também contribuem para a escassez de água e contaminação, causando deslizamentos de encostas e enchentes, tendo como resultados grandes catástrofes com a queda de casas e com um grande número de vitimas fatais. Além da água, outro fato importante é a poluição atmoférica, com grandes proporções no Brasil, principalmente nas cidades do Sudeste, nas regiões mais industrializadas, onde causam efeitos nocivos a saúde além da chuva ácida produzida pela reação química dos vapores de água com os resíduos lançados pelos automóveis e fábricas. Outro fato que ocorre na cidade de São Paulo com frequência é um