ENG DE PRODUÇÃO-ALETAS
Aletas
Curso: Engenharia de Produção 7º Período
Professor: Eucides
Alunos: Francisco Aurélio Guilherme Henrique Renato Caetano
Aletas
1. INTRODUÇÃO
Aletas são superfícies que estendem a partir da superfície de um objeto, de modo a aumentar a taxa de transmissão de calor para o ambiente (ou vice-versa) através do aumento da convecção. Aumentando a área de transmissão de calor, aumentando o coeficiente de transmissão de calor por convecção ou aumentando a diferença de temperatura entre o objeto e o ambiente, aumenta-se a quantidade de calor transferido.
Adicionando uma aleta a um objeto, aumenta-se a área superficial e pode ser uma solução econômica para os problemas de transmissão de calor.
As aletas são utilizadas para aumentar a transmissão de calor por convecção e possuem uma grande variedade de aplicações de engenharia: transformadores, motores de combustão interna, compressores, motores elétricos, trocadores de calor, etc. A seleção da geometria adequada da aleta é encontrada através de uma análise das características de transmissão de calor, custo, peso, perda de carga e espaço disponível.
Através do estudo de transferência de calor, alcançamos um entendimento do papel desempenhado pelas aletas na transferência de calor. O papel das aletas é otimizar a troca de calor de um fluido com outro, através do aumento da superfície de contato da tubulação por onde ele escoa, tornando-se um modo mais fácil e frequente na troca de calor com outro fluido. Nesta pratica foi utilizada uma aleta longa de alumínio na qual sua temperatura se aproxima da temperatura do fluido.
DESEMPENHO DA ALETA EFICIECIA
O desempenho da aleta pode ser apresentado de 3 formas: