poluição atmosferica
Através do documentário pudemos discutir com maior clareza a questão do aquecimento global, porque o ex- vice-presidente, Al Gore, apresenta uma série de dados para comprovar a relação do ser humano e a emissão de gases na atmosfera.
Com a chegada da Revolução Industrial e modernidade, observamos um aumento das tragédias, denominadas como fenômenos naturais, tais como: furacão, enchentes, secas. Efeitos esses que de forma assustadora e progressiva, tem ocorridos com maiores frequências e em níveis altos.
Devido a isto afirmamos que é necessária uma mudança de atitudes, desde as crianças aos adultos. Porque quantas catástrofes mais deverão acontecer para que a sociedade desperte? Será que ainda teremos tempo suficiente para esperar tal conscientização social e mudança? Os hábitos precisam ser modificados, um capitalismo consciente do cuidado com o meio ambiente.
Pode-se observar em pesquisas, que cidades vêm sendo construídas sem uma preocupação com a preservação do meio ambiente, e assim não é pensado em como se altera o ambiente natural. Atualmente mais de 50% da população mundial vive em áreas urbanas e na América do Sul esse número já é de 75%. Isso implica que cada vez menos pessoas vivem em áreas rurais.
Na sociedade existe a visão que a poluição é uma consequência inevitável para o progresso e pro futuro, será realmente que não podemos pensar em alternativas criativas, e mudar o pensamento e costumes? Por que não adotar tecnologias mais limpas e maior cuidado com o meio ambiente? Isso não seria um sinal de progresso?
Todas as traquitanas eletrônicas são fascinantes e importantes, mas também que geram lixo ao serem produzidas e se convertem futuramente também em lixo. No Brasil 75% das nossas emissões de gases de efeito estufa vêm da queima de biomassa, em especial da floresta amazônica. O Brasil pode ter um papel muito importante se conseguir impedir a queimada de suas florestas. E isso deve acontecer, pois os