poluiçao
EDUCAÇÃO CURSO DE ADMINISTRAÇÃO – III ANO “C”
ALLYSON SILVA DE PAULA JÉSSICA LIMA DA SILVA SIMONE BATISTA
POLUIÇÃO
O termo poluição refere-se à contaminação ou degradação do meio ambiente por um ou mais fatores que prejudicam a vida, não só para os seres humanos, mas toda vida na terra. O tema é tratado com mais relevância desde a Revolução Industrial, onde pesquisadores e ambientalistas perceberam que as maquinas a vapor trouxeram alguns malefícios para a sociedade e a natureza. Assim como a industrialização, a urbanização também contribuiu para o aumento dos poluentes ambientais.
Existem seis tipos de poluição, são elas: poluição atmosférica, poluição sonora, poluição dá água, poluição visual, poluição do solo e poluição nuclear.
A poluição visual e a poluição sonora são temas novos, que vêm sendo discutidos pela sociedade sobre seus danos ao meio ambiente e ao Homem. Quanto à poluição visual ainda há controvérsias, publicitários, que digam que a riqueza de propagandas é necessária e que os órgãos governamentais estão tentando inibi a liberdade de expressão, numa chamada Ditadura Estética. Já a poluição sonora alastrou drasticamente no país, pois cada vez mais as pessoas têm adquirido som automotivo, o que já virou uma preocupação para a sociedade, que está consciente quanto à excessividade de ruídos causadores de doenças auditivas e estresse.
A poluição atmosférica é dada por resíduos ou produtos gasosos, sólidos ou líquidos, que podem ser nocivos à saúde dos seres humanos, e também que causam danos em plantas e em diferentes materiais, reduzindo a visibilidade e produzindo odores desagradáveis. Os principais agentes são o monóxido de carbono, o dióxido de enxofre, os óxidos de nitrogênio, o dióxido de carbono e o famoso CFC. A concentração dos elementos contaminantes se reduz à medida que estes são dispersos na atmosfera, o processo depende de fatores climatológicos, como por exemplo, a temperatura.