Poluiçao hidrica
A poluição é qualquer alteração indesejável nas características físicas, químicas ou biológicas do ar, água, solo ou alimentos que afeta negativamente a sobrevivência, saúde ou atividades dos seres humanos ou de outros organismos vivos.
Tipos de agentes poluentes:
A contaminação da água acontece quando são introduzidos no meio aquático todo o tipo de de microrganismos, substâncias químicas e/ou resíduos, ficando este meio com quantidades de agentes poluentes que se tornam nocivos para os seres vivos nele presentes assim como os solos subjacentes. Estes agentes poluentes subdividem-se em:
Agentes químicos;
Agentes Físicos;
Agentes biológicos.
Agentes químicos:
Orgânicos
(biodegradáveis ou persistentes):Proteínas, gorduras, hidratos de carbono, Ceras, solventes entre outros.
Inorgânicos: Ácidos, álcoois, tóxicos, sais solúveis ou inertes, nitratos. Contaminação da água por nitratos:
São os poluentes químicos mais significativos, sendo originários de grandes áreas de exploração agrícola intensiva. Grande parte destes nitratos não são assimilados pelas plantas, contaminando os aquíferos. Consequências do aumento da concentração de nitratos na água
Os nitratos na água estimulam o rápido aumento das plantas aquáticas. Estas, ao morrerem entram em decomposição consumindo grandes quantidades de oxigénio presente na água, levando à asfixia da vida aquática do ecossistema.
Relativamente aos riscos para a saúde pública, está comprovado que existe o risco de morte por asfixia em bebés até aos 6 meses de idade, como consequência da elevada ingestão de nitratos.
Decorrem, atualmente estudos com o objetivo de detetar eventuais efeitos dos nitratos para o desenvolvimento de cancro.
Agentes físicos:
Radioatividade,
Calor,
Modificação do sistema terrestre.
Terramoto de Fukushima e libertação
de