Poluiçao do ar
CONCEITO
A poluição do ar pode ser definida como o resultado da alteração das características físicas, químicas e biológicas normais da atmosfera, de forma a causar danos ao ser humano, à fauna, à flora, aos materiais ou afetar negativamente o bem-estar da população, podendo também prejudicar os ecossistemas e o cultural em geral. Portanto, a poluição ocorre quando a alteração resulta em danos reais ou potenciais. Dentro desse conceito, pressupõe a existência de níveis de referência para diferenciar a atmosfera poluída da atmosfera não poluída.
QUANDO COMEÇOU A POLUIÇÃO DO AR
A partir de meados do século XVIII, com a revolução industrial, aumentou muito a poluição do ar. A queima do carvão mineral despejava na atmosfera das cidades industriais europeias, toneladas de poluentes. A partir deste momento, o ser humano teve que conviver com o ar poluído e com todos os prejuízos advindos deste “progresso”.
PRINCIPAIS CAUSADORES
- Dióxido de Enxofre: gás tóxico, incolor e denso. Produzido, principalmente, por vulcões, queima de diesel e em alguns processos industriais. Pode provocar a chuva ácida.
- Dióxido de nitrogênio: formado nos processos de combustão de veículos, usinas térmicas e indústrias. Muito nocivo, participa da formação do ozônio e da chuva ácida. Compostos orgânicos voláteis (metano, xileno, benzeno, butano e propano)
- Partículas sólidas finas e inaláveis (pólen, fuligem, poeira, fumaça e partículas do solo).
- Poluentes tóxicos (amianto, dioxinas, tolueno, cromo, cádmio)
- Ozônio - muito nocivo à saúde humana. É gerado a partir da reação dos raios solares com outras substâncias presentes no ar poluído (dióxido de nitrogênio, vapor de solventes e combustíveis não queimados totalmente).
PROBLEMAS GERADOS PELA POLUIÇÃO
Esta poluição tem gerado diversos problemas nos grandes centros urbanos. A saúde do ser humano, por exemplo, é a mais afetada com a poluição. Doenças respiratórias como a bronquite, rinite