definições de necropsia
Definições:
Ao longo do tempo, o exame do cadáver para investigação da causa mortis, realizado por meio de estudo anatomopatológico ou com finalidade médico-legal, sempre foi chamado de autopsia, no sentido de “ver com os próprios olhos”. Todavia, parece mais apropriado e de caráter mais específico o emprego do termo Necropsia.
Sob o prisma etimológico, o termo necropsia que é originado do grego e formado pelo radical nekrós = morto, cadáver + opsis = ação de ver + sufixo-a, significa “inspeção do cadáver ”. Foi introduzido na língua portuguesa no inicio do século XIX, a partir do francês.
Existe uma divergência na natureza prosódica, relacionada com o sufixo-ia, que pode derivar-se tanto do grego, sendo a vogal i tônica, como do latim, em que é átona. Logo, a pronúncia correta torna-se indiferente, podendo ser autopsia ou autópsia, necropsia ou necropsia.
Outro problema é o fato de que os termos autopsia e necropsia sejam considerados sinônimos. A maioria dos autores acredita que sejam sinônimos, mas em nosso meio se estabelece uma leve distinção: a de que a palavra autopsia deve ser usada para a espécie humana (auto quer dizer “a si mesmo”), enquanto necropsia abrange as espécies animais.
O importante aqui é ressaltar o significado atual do termo, que consiste no exame minucioso do cadáver, externo e interno, feito por especialistas habilitado, para determinar o momento, as circunstancias e a causa da morte.
Importância:
A necropsia ou autopsia é um procedimento médico, praticado desde a antiguidade, que visa analisar a anatomia, o motivo da morte e as sucessivas alterações orgânicas que acontecem após a morte do corpo.
Esse procedimento é de extrema importância no aprendizado e no aprimoramento da medicina, pois funciona como material para ensino e pesquisa, de modo a proporcionar o reconhecimento de novas doenças e tipos de lesões, avaliação do controle de qualidade no diagnostico de enfermidades, a verificação da eficácia da