Poluiçao Atmosférica
Poluição atmosférica é a contaminação da atmosfera por resíduos ou produtos secundários gasoso, sólidos ou líquidos, que podem ser nocivos à saúde dos humanos, causar danos em plantas, atacar diferentes materiais, reduzir a visibilidade e produzir odores desagradáveis. Existem diversos tipos de poluição, mais as conseqüências mais conhecidas e visíveis são o aumento do efeito estuda, as chuvas ácidas, a destruição da camada de ozônio e o chamado “smog”. Exemplos de poluentes atmosféricos: Dióxido de enxofre , monóxido de carbono, entre outros.
Medidas preventivas:
Poupar energia em casa: não usar maquias sem estarem cheias, durante o Inverno evitar as perdas de calor, não abrir constantemente o frigorífico nem o congelador;
Usar mais transportes públicos;
Reutilizar os materiais sempre que possível;
Não usar produtos com CFC’s;
Usar carros menos poluentes (Híbridos);
Devido aos limites de recursos naturais, cabe a cada um de nós a responsabilidade de ajudá-la nesse processo, adotando medidas em nosso cotidiano para evitar ou modelar a poluição da nossa própria cidade, país e até, do mundo como um todo.
Curiosidades:
A natureza utiliza recursos para proteger-se da poluição atmosférica, mais eles são limitados. Os principais processos que atuam na natureza, provocando a neutralização, a diluição ou a eliminação dos poluentes atmosféricos são: a dispersão, a precipitação, as transformações químicas e a assimilação biológica. “Smog” – Nevoeiro espesso e amarelado que se forma em áreas urbanas ou industriais devido à conjugação da poluição atmosférica (partículas sólidas que estão em suspensão no ar provenientes de combustíveis fósseis) com nevoeiro.
Híbridos – Veículos elétricos ou de combustão interna, de acordo com a tecnologia de propulsão usado pelo motor, e é mais econômico.