Poluiçao Atmosferica
O crescimento industrial e urbano tem gerado um aumento crescente de emissão de poluentes atmosférico em todo o mundo. Poluição atmosférica é qualquer substancia imprópria presente no ar que pela sua concentração contamina o meio ambiente sendo nocivos ou ofensivos à saúde dos seres humanos, causando danos nas plantas, aos materiais, à fauna e flora, causando invisibilidade e odores desagradáveis.
Nos humanos os poluentes atmosféricos gasosos entram no organismo por via respiratória, causando problemas respiratórios e afetando os pulmões. Nas plantas, os poluentes são absorvidos pelas folhas através dos estômatos, que permite a troca de gases da planta e o meio ambiente, alterando a fotossíntese. Nos materiais, os poluentes corroem e escurecem os metais, partem borrachas, descolorem, enfraquecem e destroem vários tipos de materiais.
Os poluentes também causam efeitos no tempo atmosférico, reduzindo a visibilidade, o aumento da formação de neblina e precipitação. Existem também substancias que alteram a atmosfera, poluentes de efeito global, que produzem efeitos nocivos à longa distanciam, como chuva ácida, destruição da camada de ozônio e efeito estufa. Sendo assim, com a contaminação atmosférica teremos um meio ambiente desiquilibrado que afetara nosso dia a dia e o futuro de nossos filhos.
Milhões de toneladas de contaminantes são geradas pelos países industrializados todo ano. Os contaminantes são divididos em duas categorias, primários e secundários. Poluentes primários são aqueles liberados diretamente das fontes de emissão. Poluentes secundários são formados na atmosfera através da reação química entre poluentes primários e componentes naturais da atmosfera. Os poluentes mais comuns e dispersos são o monóxido de carbono, o dióxido de enxofre, os óxidos de nitrogênio, o ozônio, o dióxido de carbono ou as partículas em suspensão.
Os recursos que a atmosfera tem para se proteger das poluições atmosféricas são