polo
Como vemos ao longo dos estudos a educação passou por grandes transformações ate chegar ao que ela se encontra. Na sociedade tribal não existiam escolas, não tem escrita, não tem estado, a educação era difusa passada dos mais velhos para mais novos. Logo após este período surgiu escolas que elitizavam o saber, a maioria era excluído. Ate o período romano à educação passou por grandes mudanças surgiu à escrita, a geometria, a filosofia, não esquecendo grande valorização do esporte por parte da Grécia.
O que mais me chamou atenção foi evolução do nosso quadro social enquanto mulher no contexto da educação, na educação tribal nós mulheres exercíamos atividades com caráter social, não se restringia ao mundo domestico. Mas com o passar do tempo a mulher perdeu este caráter social passou a desempenhar papel de criadora domestica.
As mulheres não tinham direito nem a educação nem a votar, se dedicavam inteiramente aos afazeres domésticos, o mundo era essencialmente masculino. Além disso, os educadores eram muito mal pagos e desvalorizados como ocorre ate o dia de hoje.
Vivemos numa época marcada pela globalização e por uma imensa circulação de ideias e conceitos. Pensar o passado porém não é exercício de saudosismo curiosidade ou erudição: o passado não esta morto por que nele se fundam as raízes do presente .
Quando falamos historia da educação pensamos pela quais maneiras os povos transmitiam sua cultura e criavam instituições escolares e as teorias que as orientavam.
A reflexão histórica, mormente no campo educativo, não serve descrever o passado, mas sim para colocar perante um patrimônio de ideias, de projetos e de experiências. Somos indivíduos produtores de historia.