Polo Norte Geográfico e Magnético
O Polo Norte Magnético é uma região da Terra, localizada no hemisfério Norte, para onde as linhas do campo magnético do planeta apontam. Por outro lado, o Polo Norte Geográfico ou Norte Verdadeiro é o ponto aproximado onde o eixo de rotação imaginário da Terra encontra a superfície, definindo a latitude 90° Norte.
Logo, os polos Magnético e Geográfico são dois fenômenos geofísicos distintos. O norte geográfico resulta do movimento de rotação da Terra, enquanto o norte magnético origina-se do campo magnético gerado pelo movimento do metal no núcleo externo em torno do núcleo metálico sólido da Terra.
Os primeiros estudos sobre o magnetismo foram realizados pelo astrônomo e físico chinês Shen Kuo, que descreveu em seu livro “Mengxi Bitan” o funcionamento da bússula magnética. Tais estudos e descobertas permitiram o avanço das navegações, embora os europeus acreditassem que a agulha da bússola aponta-se para uma montanha ou ilha magnética no norte.
Os estudos e expedições mais complexos sobre o Polo Magnético Norte foram realizados, em 1831, pelo inglês James Clark Ross, que verificou que o norte geográfico era diferente do norte magnético, contestando a ideia anterior de que eram um só. Ao chegar no Ártico, James Ross verificou que a bússola apontava para o chão, encontrando assim, o norte magnético junto ao Cabo Adelaide na Península de Boothia.
Tempos depois, o norueguês Roald Amundsen encontrou em 1903 o norte magnético em outra região, ligeiramente diferente da anterior. Fato que se repetiu com os canadenses Paul e Jack que encontraram o polo no Lago Allen Lake na Ilha do Principe de Gales.
Dessa forma, nota-se que o polo norte magnético está em constante movimento, estando atualmente, próximo à Ilha de Ellesmere, no Arquipélago Ártico Canadiano.
Este efeito provém de pertubações e variações no campo geomagnético em função do tempo e local. Tem origem, por exemplo, na atividade solar; na interação com a ionosfera e