Polo Aquático
Introdução ……………………………………………………………….2
Polo Aquático: o que é? ……………………………………………3
História do Polo Aquático …………………………………………4
A Piscina …………………………………………………………………..5
Equipamentos …………………………….……………………………6
INTRODUÇÃO
POLO AQUÁTICO: O QUE É?
O polo aquático é um desporto coletivo, semelhante ao andebol com a diferença de que é jogado dentro de água. Tem como objetivo cada uma das equipas colocar o maior número de vezes a bola dentro da baliza adversária.
As duas regras básicas oficiais são: a bola não pode ser segurada com as duas mãos por qualquer jogador com exceção do guarda-redes e a bola não pode ser afundada por qualquer jogador quando atacado.
HISTÓRIA DO POLO AQUÁTICO
O jogo foi oficialmente inventado no fim do século XIX, embora existam desportos ancestrais ao polo aquático praticados desde o início do século XVIII.
Este desporto foi criado no século XIX (por volta de 1870), na cidade de Londres (Inglaterra). Contudo, há relatos que indicam que o desporto era praticado desde o século XVIII, principalmente na Inglaterra e na Escócia.
Recebeu o nome de polo, uma vez que os primeiros jogadores jogavam montados em barris que pareciam cavalos e acertavam a bola com uma marreta. O desporto apareceu nos Jogos olímpicos de Paris de 1900, somente na vertente masculina, sendo realizada a inclusão das mulheres apenas em 2000.
A PISCINA
EQUIPAMENTOS
BOLA
Existem dois tipos de bola: uma para as mulheres e outra para os homens. A bola tem entre 400 e 450 gramas. Para os homens a circunferência da bola deve estar entre os 68 e 71 centímetros e para as mulheres a circunferência da bola deve estar entre 65 e 67 centímetros.
À exceção do guarda-redes, não pode ser tocada com as duas mãos pelos jogadores.
TOUCA
Os jogadores usam toucas de pano, com proteções para as orelhas, sendo que uma equipa usa toucas brancas e a outra usa toucas azuis. As toucas dos guarda-redes