polo aquatico
Introdução
No âmbito da disciplina de Educação Física realizei este trabalho sobre a modalidade: Polo Aquático.
O presenta trabalho inicia-se com uma breve história do Polo Aquático.
De seguida encontra-se as regras, principais gestos técnicos, equipamentos, dimensões da piscina, escalões e principais campeonatos. No final faço uma conclusão, onde apresento as mais valias que o trabalho me deu e também as dificuldades que encontrei, por fim apresento uma bibliografia onde digo os livros e os sites que utilizei.
História do Polo Aquático
O polo aquático é um desporto coletivo, que surgiu em Londres no final do século XIX. No século XIX este desporto era conhecido por rugby aquático. O Pólo Aquático juntamente com futebol foi um dos primeiros desportos coletivos a serem praticados em Portugal. É um desporto praticado dentro de uma piscina e disputado por 2 equipas. De forma diferente do futebol, onde não há limite de tempo, no polo aquático as equipas devem executar as suas jogadas em 30 segundos. O jogo é dividido em quatro partes de 8 minutos de tempo útil. No início o polo aquático era só disputado por equipas masculinas, só apenas em 2000 as mulheres foram incluídas.
Entre as melhores equipas mundiais estão a Hungria, Itália, Espanha, Rússia, Montenegro, entre outras. No lado feminino, temos também grande destaque para os Estados Unidos
Piscina
Dimensões
Num jogo oficial de polo aquático, as balizas são postas frente a frente com distâncias entre si de no mínimo 20m e no máximo 30m. A largura do campo deve ser de no mínimo 10m e no máximo 20m. O limite de campo de jogo, nas extremidades, é marcado 30cm atrás da linha de golo. No canto mais próximo do banco de reservas atrás da linha de golo, há um retângulo de cor vermelha que delimita a área de reentrada dos jogadores.
Balizas
As balizas são feitas de postes retangulares com frente de 7,5cm de largura. As faces internas do poste deverão se