Polo Aquatico
Disciplina: Educação Física
Professor:
Aluno (a):
Turma:
Data:
História do Polo Aquático
O polo aquático é um esporte coletivo praticado em piscina e disputado por duas equipes. Este desporto foi criado no século XIX (por volta de 1870), na cidade de Londres (Inglaterra). Porém, há relatos que indicam que o desporto era praticado desde o século XVIII, principalmente na Inglaterra e na Escócia. Recebeu o nome de polo, já que os primeiros jogadores atuavam montados em barris que pareciam cavalos e acertavam a bola com uma marreta. A disciplina apareceu nos Jogos olímpicos de Paris de 1900, somente na vertente masculina, sendo realizada a inclusão das mulheres apenas em 2000[1].
O objetivo é fazer o maior número de gols possíveis para a sua equipe. Esse esporte tem muita semelhança com o handebol, uma vez que a bola é passada com as mãos e arremessada ao gol. Mas, há uma característica definidora para o polo aquático: ele é jogado na água. Portanto, saber nadar é fundamental para a prática desse esporte.
Embora não seja um esporte muito popular entre nós brasileiros, o polo aquático é disputado em Jogos Olímpicos desde 1900, nas Olimpíadas de Paris. O Brasil, por sua vez, só teve vaga na disputa nos Jogos de Antuérpia, em 1920, quando conquistou a sexta colocação. Para fins oficiais, o polo aquático teria surgido na Inglaterra durante o século XIX, mas há indícios de que ele já era jogado no século XVII na Escócia e na própria Inglaterra.
Oficialmente, as competições são disputadas em piscinas de dimensões variáveis: a largura deve medir entre dez e vinte metros; o comprimento deve medir entre 20 e 30 metros; e a profundidade mínima deve ser de dois metros. A duração de uma partida é de quatro tempos de sete minutos cada. A bola apresenta massa variável entre 400 e 450 gramas e são diferentes para jogos femininos e masculinos. As Equipes
As equipes são formadas por 13 jogadores. Jogam 7