COncentração Micelar cítica
342 palavras
2 páginas
1.Objetivo Determinar a concentração micelar crítica do surfactante SDS (Dodecil sulfato de sódio) pelo gráfico de condutividade elétrica pela concentração da solução de surfactante.
2.Resumo
A determinação da camada micelar crítica (CMC) é um parâmetro muito importante nos processos químicos que utilizam agentes tensoativos, pois a partir de certa concentração da substancia, a agregação dos monômeros muda, e há formação de micelas, isso implica em mudanças nas propriedades como detergência, tensão superficial, pressão osmótica e condutividade elétrica, sendo a ultima fácil de medir com o auxilio de um condutivímetro. Para se determinar a CMC do dodecil sulfato de sódio, foi preparada uma solução estoque do mesmo e assim diluída sucessivamente. A partir da solução estoque foi medida a condutividade elétrica da solução para cada diluição. Após a parte prática de coleta de dados traçamos o gráfico de condutividade elétrica em função da concentração de SDS e determinamos a CMC do surfactante.
3.Tratamento de dados
Seguindo o procedimento descrito acima, obtivemos os seguintes dados abaixo: Tabela 1:Valores de condutividade elétrica e concentração das soluções
Concentração (mol/L)
Condutividade (µS/cm)
0,0025
981
0,002
865
0,0015
733
0,001
601
0,0005
295
0,0003
180,5
0,0002
126,6
0,0001
67,4
Figura : Gráfico de condutividade elétrica por concentração da solução Igualando-se as equações obtidas para as retas acima podemos obter o valor da concentração micelar crítica, temos então:
4. Conclusão Com a realização do experimento obtivemos valores com desvios muito pequenos, o que pode ser comprovado pelo valor do R² estar bem próximo de 1, assim, podemos concluir que o valor obtido para a concentração micelar crítica foi bem próximo do real. Por ser um experimento de fácil realização e de tratamento de dados, e por obter valores coerentes, acreditamos que a condutividade elétrica é um bom