politicas
A cultura é muito relativa, visto que a formação de grupos sociais, agrupamentos de indivíduos que compartilham de uma mesma história e de uma mesma visão de mundo, e que definem regras de comportamento, convivência e sobrevivência fazem de cada sociedade um a cultura particular. Assim a cultura pode ser definida como aquele “conjunto dos significados e valores que enferma certo estilo de vida” (Lonergan)
São esses valores que exercem esta função, de apoio e de guia de uma cultura. A religião não é apenas uma exigência pessoal do homem enquanto homem, mas é uma exigência da própria cultura enquanto forma espiritual da sociedade.
A religião é uma parte vital e essencial da cultura. De alguma forma, todas as culturas são profundamente marcadas pela religião. Principalmente em tribos indígenas onde a relação cultura e religião é tão forte que pode levar a óbito de indivíduos.
Um caso conhecido foi o da menina Hakani, da qual foi enterrada viva, pois se povo acreditava que ela não tinha alma e por ter nascido com deficiência atraía espíritos maus para a moradia do grupo. Mas foi salva pelo seu irmão mais novo do qual a manteve viva por três anos - em consequência eles foram deixados para trás sozinhos, contrariando a cultura e religião da sua tribo.
“Segue-se disto entre cultura e religião não existe nenhuma incompatibilidade, e compreende-se porque motivo em todas as culturas tradicionais a religião representa a dimensão primária, dominante” Portanto, ambas estão interligadas. A religião sempre teve ligação em todas as culturas e em todas as sociedades que nos precederam. Todo outro valor absoluto de que a cultura necessita para ser realmente forma espiritual da sociedade só tem um fundamento seguro se mergulhar as próprias raízes em Deus.
Faculdade Integradas do Tapajós
Disciplina: Filosofia
Curso: Direito (1DIN2)
Professor: Ivair
Acadêmica: Adrina Malcher