politicas
Caro aluno, segue abaixo a atividade para ser realizada nessa semana.
Disciplina:
Políticas Públicas em Educação
Professor Conteudista: Ismael V. Cristo
Período:
17/02 a 14/03
Atividade 3:
Objetivo da atividade: Entender quem são os personagens envolvidos no processo educacional. Leia o texto abaixo:
“Imagine que você trabalha em uma empresa em que os funcionários não ganham de acordo com sua competência, mas sim segundo seu tempo de casa. Não há promoções, mas também só há demissões em caso de violação grotesca. Imagine que não exista, em sua região universidade que não prepare bem para o seu emprego de forma que você chega ao trabalho não sabendo muito. Pior: tem gente que trabalha em área diferente daquela em que foi formada. Imagine que esta empresa só tenha dois cargos (funcionário e chefe) e que quase metade dos chefes tenha chegado ao cargo por indicação de um conhecido dos donos (o restante é, majoritariamente, eleito para a posição pelos funcionários). Imagine que os donos são muitos, que eles não costumam frequentar a empresa e que a herdaram como parte de um conglomerado, do qual sua empresa é uma das que agregam menos valor aos donos.
Imagine que o serviço prestado pela empresa é complexo e dirigido a crianças e jovens.
Imagine também que essas crianças e seus pais não saibam julgar a qualidade do serviço, mas achem que está tudo bem, desde que você o empacote em uma embalagem bonita e dê aos clientes uns brindes (uns livros, umas roupas, de repente até um laptop aos mais sortudos.”
(Gustavo Ioschpe, Revista Veja edição n. 2269, de 16.05.2012, p. 108).
Questão Objetiva: O texto acima defende a controversa tese de que o sistema educacional público brasileiro não é feito para dar certo e o quadro acima pretende retratar as (os) seguintes personagens:
Os funcionários são os secretários de educação ou diretores, os alunos são os donos, os clientes são a classe política e os clientes são os