POLITICAS SOCIAIS
1 INTRODUÇÃO 3
2 DESENVOLVIMENTO 4
1 INTRODUÇÃO
Este trabalho tem por objetivo fazer o resgate dos pontos mais importantes e expressivos da história das políticas sociais brasileiras como o estado lidava com essas políticas no inicio do século xx, como os trabalhadores se organizaram, como ocorreram as primeiras iniciativas que deram inicio a intervenção do estado nas questões sociais, o impacto que os ideais neoliberais causaram na política e na população brasileira.
Em meio a tantas mudanças, impera no país uma cultura fortemente autoritária e centralizadora de bens, a qual vai acompanhar o pensar, o construir e a implementação das políticas sociais. É, assim, nestas condições sociais, políticas e econômicas que o caminho do direito, o qual deve estar posto nas políticas sociais, vai sendo estabelecido expressando o campo de lutas que o usuário enfrenta em seu dia-a-dia para consolidar um dos mecanismos estratégicos centrais da política social, e de difícil execução, que é a distribuição das riquezas produzidas coletivamente.
2 DESENVOLVIMENTO
No inicio do século xx o governo utilizava a política social como meio de mediação, estratégia para acalmar a população para tentar amenizar conflitos gerados. A política social era usada para manter a ordem social o governo utilizava essas políticas como uma medida governamental, fazendo com isso a população crer que o governo se preocupava com as camadas mais pobres da sociedade.
A trajetória da política social teve dois pontos marcantes; O primeiro é a ditadura de Getulio Vargas e o populismo nacionalista e começa ai o período de controle da política. O segundo momento ocorre em 1964 no golpe militar até a conclusão da constituição federal de 1988, nesses períodos da politica social do Brasil cria e se recria conservando sua essência de caráter