Politicas economicas
[pic]A análise continua sendo macroeconômica, pois não estou estudando indivíduos, mas um conjunto de famílias, de forma agregada. Na análise macroeconômica, não cabe estudar se João ou Maria estão desempregados, mas o percentual de toda a cidade ou bairro que está sem emprego.
A macroeconomia está mais próxima de nós do que pensamos: o noticiário jornalístico, por exemplo, é lotado de notícias macroeconômicas, como por exemplo, informações sobre a inflação, taxa de juros, desemprego. Além disso, o governo é responsável pela condução das políticas macroeconômicas no país; ou seja, o governo gerencia a economia do país, com resultados sobre todos nós.
Vamos, então, conhecer um pouco mais sobre essas políticas macroeconômicas, que podemos chamar simplesmente de “políticas econômicas”, como são popularmente conhecidas. O governo tem quatro grandes objetivos de política econômica: • Redução do desemprego e aumento do crescimento econômico; • Redução da inflação (evitar aumento generalizado dos preços); • Equilíbrio nas contas externas (buscar saldo positivo nas transações com o exterior) • Justa distribuição da renda.
A grande questão é como conciliar os quatro objetivos. Embora todos sejam importantes, o cumprimento de um deles pode implicar no descumprimento de outros. Por exemplo: o governo brasileiro, atualmente, tem priorizado a redução da inflação.
[pic]
A questão é que, para reduzir a inflação, o governo pode se valer de medidas que atrapalham o crescimento econômico.