Politicas Economicas
Entende-se como políticas econômicas as ações tomadas pelo governo, que, utilizando instrumentos econômicos buscam atingir determinados objetivos macroeconômicos.
È papel de o governo zelar pelos interesses e pelo bem-estar da comunidade em geral. Para esta finalidade o setor publico, enquanto um agente econômico de peso dentro do sistema procura atuar sobre determinadas variáveis e através destas alcançar determinados fins tidos positivos para a população. O exemplo do que foi comentado é comum encontrar no jornalismo econômico, noticias a respeito da elevação ou redução da taxa de juros.
Todavia, essas alterações nos juros são determinadas pela atuação do governo sobre outras variáveis (neste caso- oferta da moeda). Essas modificações nos juros buscam afetar outros objetivos maiores como crescimento econômico e/ou controle inflacionário.
Tem como objetivo afetar economia como um todo, e é por isso que sua analise estará no campo da macroeconomia. Entender os objetivos e instrumentos das políticas é um do objetivo desse trabalho. Portanto, torna-se fundamental o entendimento do encadeamento lógico entre as ações, variáveis e objetivo. Desta forma é possível uma leitura e interpretação geral do mundo macroeconômico. No estudo da macroeconomia cabe ainda destacar a ultima função do governo, ou seja, a de estabilizar/controlar os grandes. Agregados macroeconômicos. Dentro dessa função do setor publico, os principais agregados econômicos são: taxa de juros, crescimento econômico. Nível de preços, taxa de desemprego e taxa de cambio. Entretanto, para que esses objetivos do setor publico sejam alcançados de forma eficaz, o governo utiliza-se de um conjunto de políticas e instrumentos econômicos, destacados a seguir.
PARA QUE EXISTEM AS POLÍTICAS ECONÔMICAS
Os governos federais, estaduais e municipais tem importante papel na economia de uma nação. A principal função do setor publica são destacadas em quatro áreas de grande