Politicas contabeis
As orientações do IAS 8 visam promover:
* Comparabilidade;
* Confiabilidade
Critérios para selecionar e mudar políticas contábeis:
* Ressaltar a relevância e a confiabilidde da entidade; e * Assegurar a comparabilidade de demonstrações contábeis de uma companhia ao longo do tempo, bem como com aquelas de outras companhias.
Políticas contábeis são essenciais para a compreensão da informação contida nas demonstrações contábeis: * Exemplo: O IAS 2 permite que os estoques sejam avaliados pela média ponderada ou pelo PEPS. Se a entidade não divulgar qual critério utilizou, os usuários não poderão comparar adequadamente os demostrativos.
Seleção e aplicação de políticas contábeis * A empresa deve adotar a política específica a transações em conformidade com as normas editadas pelo IASB. * Na ausência de tratamento específico determinado pelo IASB, a administração da empresa deve desenvolver e aplicar a política que seja relevante e confiável para a tomada de decisão pelos usuários.
Conceito de confiável no contexto das normas internacionais de contabilidade: * Representar fielmente a posicão e o desempenho financeiro e o fluxo de caixa; * Refletir a essência econômica de transações, outros eventos e condições; * Ser neutra; * Ser prudente; * Ser completa, em todos os aspectos;
Uma vez determinada a política contábil, ela deverá ser aplicada consistentemente.
Não existe proibição para a mudança da política contábil, mais essa deverá ocorrer quando houver uma justificativa plausivel.
Não são consideradas mudanças de políicas contábeis: * A aplicação de política contábil para transações, eventos ou circunstâncias que diferem, em essência, daqueles anteriormente ocorridos. * A aplicação de uma nova política para transações, eventos ou circunstâncias que não ocorreram anteriormente ou que eram imateriais.
Se a mudança de uma determinada política