Politicas Ambientais Aula 02
01. Cada poluente agride de uma forma diferente o meio ambiente, as fumaças poluem o ar, prejudicando a respiração das pessoas e também causando a degradação da camada de ozônio. Resíduos de esgotos são lançados em rios, lixos orgânicos são jogados em aterros sanitários assim impedindo ali uma forma de vida saldável.
02. “(...) Pior ainda são as administrações municipais e estaduais. Elas coletam o esgoto das casas e indústrias, e depois, em muitos casos, o lançam nos rios e oceanos sem tratamento.” Inacreditável e em pleno século XXI ainda somos surpreendidos por situações como essas. Claro que uma só não faz verão, a sustentabilidade é um elo em que todos devem fazer sua parte para um interesse em comum.
(...) Na natureza nada se cria, nada se perde, tudo se transforma. Simplesmente seguindo a linha de raciocínio de que os resíduos não desaparecem, eles vão para algum lugar, a natureza é uma fonte infinita de matéria, rica em recursos.
(...) A Terra não é um reservatório inesgotável nem um deposito capaz de receber infinitos resíduos. Devemos sim mudar nossos hábitos, devemos aprender a viver de uma forma sem agredir aquele que nos fornece tudo para uma vida saldável.
(...) Onde vão colocar o lixo? Ele não vai desaparecer. A única preocupação não deve ser ter uma cidade limpa, mas sim para onde vai todo o lixo, que mau ele é capaz de fazer a população. O melhor seria buscar alternativas para a diminuição de resíduos.
(...) A agua torna-se escassa em consequência do aumento da demanda ou do uso inadequado. Deve-se ter consciência da maneira correta do uso da agua, sem desperdícios e criar o habito da economia.
03
A importância da educação ambiental
A importância da educação ambiental é um assunto importante para a vida de todos. Estamos encontrando pessoas que não consegue entender exatamente os verdadeiros ricos do mau uso dos recursos ambientais. O uso da educação ambiental deve ser aplicado no dia a dia, seja nas escolas, nas ruas, no