Politica
* Os experimentos de Elton Mayo, foram realizados em um dos setores da fábrica de equipamentos e componentes telefônicos, a Western Eletric, onde havia moças trabalhando na montagem de roles de telefones. A tese era que aumentando a luminosidade, a produtividade também aumentaria. Portanto reduziu-se a luminosidade na sala experimental, notou-se após isto que a produção reduziu significantemente. Concluindo então que a eficiência dos operários é afetada principalmente pelas condições do ambiente de trabalho.
R: Falça. A produção aumentou, e comprovou-se que a preponderancai do fator psicológico sobre o fator fisiológico, e a eficeência dos operários é afetada principalmente por condições psicológicas, e não pelas condições do ambiente de trabalho * Na 2º fase dos experimentos de Mayo, que começou em 1927, foi criado um grupo de observações, o chamado grupo experimental. Neste, aplicavam mudanças nas condições de trabalho, para poder avaliar os diferentes comportamentos para cada mudança aplicada, e um grupo de Controle, que trabalhava em condições normais de trabalho, sem nenhuma mudança. Ambas tinham um supervisor, porem no grupo experimental, o supervisor era mais amigável, que funcionava como orientador, ao contrario do supervisor do grupo de controle, que se mostrava mais exigente e mais rígido. No final do 12º período, quando enfim chegaram as conclusões finais, detectaram que no grupo experimental a queda da produção foi extraordinariamente grande, pois conforme relatos dos operários, quando se tem uma supervisão mais branda, e menos exigente, os esforços dos operários também são menores, pois quando se tem temor ao supervisor, tem menos conversa e mais agilidade.
R: Falsa. A produção foi de 2400 unidades iniciais para 3000 unidades por operário, aumentou-se a produção e não diminuiu e as moças gostavam de trabalhar com um tipo se supervisor de funcionava como orientador, mais