Politica
1-A sociedade e suas finalidades, entre elas, a finalidade política, na qual os homens buscam participar efetivamente nos problemas da comunidade em que vivem.
2-Assim, o instrumento de alcance dessas finalidades políticas se dá por meio dos partidos políticos.
3-Conceito de partido político: São associações dotadas de personalidade jurídica (pessoas jurídicas de direito privado – art. 44 do C.Civil) além de instrumentos eficazes de participação da sociedade no exercício do governo, impondo-se como veículo natural da democracia representativa (art. 14, parágrafo 3º, inciso V, da C.F.).
4-Finalidade do partido político: Visam sempre a conquista do poder cuja proposta é sempre a de realizar, na direção do Estado, determinado programa político-social (ideologias).
5-Diferença entre partido político (agrupamento de indivíduos em caráter permanente, previsto por lei) e movimento político (agrupamento provisório de indivíduos de ideologias políticas).
6-Classificação dos partidos políticos:
A)Quanto à organização interna: a)Partidos de quadro – buscam a qualidade dos partidários (adeptos) e não a quantidade. b)Partidos de massas – buscam quantidade de adeptos, sem qualquer discriminação.
B)Quanto à organização externa:
a)partido único (monopartidário) – caracterizado pela existência de um só partido no Estado. Em tais sistemas, os debates políticos são travados internamente, não sendo considerados, assim, de caráter antidemocráticos. b)Bipartidários – caracterizam-se pela existência de dois partido no Estado, que se alternam no governo. Exemplo: Estados Unidos ( partido democrata e partido republicano). c)Pluripartidários – caracterizam-se pela existência de vários partidos igualmente dotados da possibilidade de predominar sobre os demais.
7-Aspectos favoráveis e contrários aos partidos políticos:
a)Favoráveis – impõe a liberdade de opiniões, muitas vezes convergentes, as quais, orientam o povo e o governo quanto a identificação de