politica
Disciplina: Tratamento da Informação e Indicadores Sociais
Alunos: Paula de Carvalho Amaral, RA: 388241
Título da Atividade: ATPS Tratamento da Informação e Indicadores Sociais
Tutor à distância: Maria Clotilde Bastos Tutor Presencial: Liliane Miranda Fortaleza, 18/09/2014
Este trabalho tem como objetivo formular uma política pública partir de indicadores sociais obtidos junto ao Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE)
PALAVRAS - CHAVES: Censo 2010, Indicadores Sociais, Atuação do profissional da Assistência Social.
INTRODUÇÃO
Um tema muito importante para o Serviço Social é a Seguridade social. Constituída pela Saúde, a Previdência Social e a Assistência Social, é uma rede de proteção social que iniciou com a constituição de 1946 e evoluiu com a sistematização e no conceito de Seguridade Social na Constituição de 1988. Abordaremos como ela foi dividida em dois sistemas: o contributivo e o não contributivo. Definiremos o conceito de tributo na forma de estudo do direto tributário ou na norma jurídica tributária e especificaremos como ele contribui para a seguridade.
Trataremos sobre as Emendas Constitucionais, o seu poder de alterar ou modificar um projeto de lei ao todo ou em partes, sem a necessidade de refazer toda a Constituição vigente. Aprofundando na questão da Seguridade Social, veremos o quanto foi decisiva para a ampliação da profissão do Serviço Social especificando as tarefas do Assistente Social, ampliando o campo dos direitos humanos, exigindo assistência social como política pública, fazendo valer os direitos do cidadão, enquanto política embasada nas normas jurídicas, em busca da cidadania.
DESENVOLVIMENTO
Seguridade social é um conjunto de regras e princípios integrado de ações de iniciativa dos Poderes Públicos e da sociedade, destinadas a assegurar os direitos relativos a saúde, a previdência e a assistência social. Um dos