politica
Aluno: Denner Morais Dantas Curso: Ciências Sociais - 1° período Professora: Andrea Linhares Disciplina: Introdução a política.
livro: O Príncipe de Maquiavel.
Escolher sete capítulos para o fichamento.
CAPÍTULO I: De quantas espécies são os principados e de que modo se adquirem
Todos os Estados que possuíram ou possuem altoridade sobre homens foram repúblicas ou principados. Esses domínios adquiridos com tropas de outrem ou próprias, pela fortuna ou mérito, deveriam se acostumar a viver subjugados pelo príncipe ou a serem livres.
CAPÍTULO II: Dos principados hereditários
As dificuldades são menores em principados hereditários, pois todos já estão habituados á linguagem de um príncipe capacitado. Assim, sempre estará no poder do Estado, ele ou algum membro de sua família, mesmo que uma força extraordinariamente contrária lhe exima por um tempo. Geralmente os príncipes eram benquisto por sua gente.
CAPÍTULO III: Dos principados mistos
Os principados novos encontram dificuldades, por não se tratar devidamente de novos, mas de membros ajuntados a um Estado hereditário (principado misto). Esses Estados mistos, se são da mesma província e da mesma língua são facilmente sujeitos, máxime quando não estão acostumados a viver livres.
Para se assegurar a posse desses Estados, o conquistador deve ter duas regras: primeiro deve extinguir o sangue do antigo príncipe; segundo não alterar as leis nem os impostos. De tal modo, num prazo muito breve, ter-se-á feito a união ao antigo Estado.
CAPÍTULO V: Da maneira de conservar cidades ou principados que, antes da ocupação, se regiam por leis próprias
Há três modos de manter a posse de Estados conquistados que antes eram livres: primeiro - arruiná-los; segundo - ir habitá-los; terceiro - deixá-los viver com suas leis, arrecadando um tributo e criar um