custeio
CENTRO UNIVERSITÁRIO ---------
CURSO DE SISTEMAS DE INFORMAÇÃO
MÉTODOS DE CUSTEIO ABC
2014
Custeio abc
É um método de custeio que procura reduzir significativamente as distorções provocadas pelos métodos de “Custeio Tradicionais”. O Custeio Baseado em Atividades também deve ser utilizado nos custos diretos, porém vale salientar que não haverá grandes diferenças neste caso em relação aos custos tradicionais.
O objetivo do método de custeio ABC é rastrear as atividades mais relevantes da organização, identificando rotas de consumo dos recursos e, através dessa análise, planejar o uso eficiente e eficaz dos recursos utilizados pela empresa, otimizando seus resultados.
Principais aspectos do Custeio ABC
Muitos Atores dizem que o intuito principal do ABC é a atribuição de uma parcela das despesas gerais (ou custos indiretos) aos produtos, com base na proporção de cada atividade que causem. Essa abordagem, segundo os mesmos, "rejeita a noção de que toda a alocação de custos indiretos é arbitrária e assim não vale a pena tentar melhorá-la. A abordagem admite que uma significativa alocação de custos fixos é possível e que vale a pena ser feita".
Tão importante como a definição das atividades que compõem o processo produtivo é determinar como direcionar o custo dessas atividades para os produtos e/ou serviços gerados. Na concepção do ABC, para essa finalidade são utilizados os direcionadores de custos.
Vantagens e limitações
Uma das grandes vantagens do ABC é a de não restringir a análise ao custo do produto e sua lucratividade, a análise dele permite que os processos ocorridos na empresa sejam custeados, pois são compostos por atividades que se inter-relacionam, assim possibilitando a visualização das atividades que podem ser melhoradas, reestruturadas e até mesmo, eliminadas dentro de um processo, de forma a melhorar o desempenho competitivo da empresa.
o método ABC na análise