Custeios
Apropriação de custos
Sistemas de custeios: são o método utilizado para apuração e apropriação dos custos ao produto, ou seja, a ferramenta que auxilia a contabilidade de custos na geração de informações que servirão de suporte às tomadas de decisões dos gestores.
O sistema de custeio é um conjunto de métodos e técnicas utilizadas por uma organização com vista a imputar ao produto ou ao serviço, todos os custos a ele relacionados. Através do método de custeio o gerente consegue informações sobre rentabilidade e desempenho, além de informações para planejar, controlar e também tomar decisões dentro da empresa.
O custeio admite a idéia de dar preço aos produtos, e fazer um levantamento de todos os gastos da empresa, de forma que a empresa venha a apurar seus gastos, e também encontrar sua margem de lucro.
Na contabilidade de custos, há diferentes tipos de custeio, dos quais temos:
- custeio por absorção ou Pleno ( rateio );
- Custeio Direto ou Variável;
- Custeio baseado em Atividades ou ABC ( Activity Based Costing );
- Custeio RKW;
- Custeio Meta ou Target Costing.
Custeio por Absorção
Custeio por Absorção (também chamado “custeio integral”) é o método derivado da aplicação dos Princípios Fundamentais de Contabilidade. Consiste na apropriação de todos os custos (diretos e indiretos, fixos e variáveis) causados pelo uso de recursos da produção aos bens elaborados, e só os de produção, isto dentro do ciclo operacional interno. Todos os gastos relativos ao esforço de fabricação são distribuídos para todos os produtos feitos.
O custeio por absorção é aquele que faz debitar ao custo dos produtos o custo da área de fabricação, sejam esses custos definidos como diretos ou indiretos, fixos ou variáveis, de estrutura ou operacionais. O próprio nome do critério é revelador dessa particularidade, ou seja, o procedimento é fazer com que cada produto ou produção ( ou serviço) absorva parcelas dos custos diretos e indiretos,