Custeio
Curitiba, 16 de Junho de 2013
CURSO DE TECNOLOGIA EM MARKETING
Curitiba, 16 de junho de 2013
Métodos de Custeio
Trabalho de intermédio da disciplina de Gestão de custos e formação de preços, referente ao Curso Superior de Tecnologia em Marketing cursado na Universidade Positivo para obtenção de competências da matéria.
Professor Orientador: CARLOS EDUARDO DUNDER DIAS
Curitiba, 2013
Introdução
Este trabalho tem por objetivo entender qual pode ser a melhor escolha para distribuir o custo no preço de venda de um produto, dentro de sua realidade e individualidade, o que se fundamental para o resultado da empresa.
Existem alguns tipos de método de custeio de produtos, custeio por absorção, custeio variável e o Custeio ABC. É importante observar a efetividade do método para que possibilite uma real tomada de decisão, onde podemos considerar como determinante entre o sucesso de uma empresa e seu fracasso, está basicamente na diferença entre o custo do produto e o seu preço de venda.
Sendo assim vamos descrever as características de cada método, apontando suas vantagens e desvantagens e até mesmo fazendo comparações entre eles.
MÉTODOS DE CUSTEIO
Métodos de custeio são formas de determinar a melhor maneira de identificar, separar e prestar conta dos custos/despesas relacionados aos produtos da empresa; apropriar custos. A contabilidade utiliza de quatro métodos de custeio para atingir este objetivo: Método de absorção ou integral; método direto ou variável; método padrão; método ABC ou por atividades.
MÉTODO DE ABSORÇÃO
Método de custeio real, indicado e consagrado pela lei número 6.404/76, o método de absorção, também chamado de "custeio integral", é aquele no qual todos os custos (diretos, indiretos, fixos e variáveis) relacionados à produção são