Relatório Técnico de Saída de Campo
FACULDADE DE AGRONOMIA
DISCIPLINA DE GESTÃO AMBIENTAL
Uso do Google Earth para Análise de Impacto Ambiental e Adequação à Legislação Ambiental em Propriedades Rurais
a) Divisor de águas e curso d´água principal:
O divisor de águas está delimitado por uma linha cor de rosa, unindo os pontos de maior altitude e, que convergem para os corpos d´água demarcados em diferentes tons de Azul.
Considerando o arroio sem nome – Vila Brava – defini como curso principal, o de maior extensão dentro da bacia. Considerando o trecho contrário ao ponto marcado como exutório até o ponto que convencionei como nascente número 7 – marcador N7.
b) Reporte o número de nascentes:
Foram demarcadas 14 nascentes – marcadores N1, N2...N14.
c) Área da bacia Microbacia Hidrográfica:
A área desta microbacia foi calculada a partir do grid conhecido pelas cartas do exército e, nas células que não estavam totalmente contidas, foi calculada pela proporção desta área na célula, totalizando 1.518,50 hectares.
d) Tipo de drenagem:
O Rio – arroio sem nome – e seus afluentes foram classificados segundo o seu escoamento como uma rede de drenagem endorréica, com padrão paralelo e, segundo o sistema de Strahler, drenagens de 1ª, 2ª e 3ª ordens. O maior nível encontrado foi DRENAGEM DE 3ª ORDEM. Os corpos hídricos estão demarcados na imagem em diferentes tons de azul e, igualmente, com marcadores de cor azul, de acordo com a classificação da drenagem: azul escuro para a porção do arroio classificada como de 3ª ordem – que desaguou no exutório. Azul em tom um pouco mais claro para as drenagens de 2ª ordem e ciano para as de 1ª Ordem.
Salienta-se que em relação à carta do exército, existe uma discrepância, tendo sido preferida a demarcação tantos dos cursos d´água, quanto da nascentes, utilizar a informação visual, ou seja, da imagem do Google Earth.
e) Tabela de atributos:
Nº
Atributo