Politica
O filme nos mostra a inocência de uma criança, a prepotência e o abuso de autoridade de um policial revoltado com o serviço social, a venda de seres humanos, etc. O preconceito guia nossas ações cotidianas, até mesmo quando não percebemos, somos pessoas capazes de uma atitude desprezível, todos estamos sujeitos a ações boas e ruins, mas quase sempre elas estão ligadas à uma ação preconceituosa.
Existem pessoas que passam por situações ruins, como no caso da mulher branca que foi assaltada pelos dois rapazes negros, devido a essa experiência e o preconceito que ela já tinha, levam-na ao pensamento que o chaveiro (honesto), que também é negro, tem mal caráter. Vemos cenas de um policial branco que faz ronda a noite e acaba parando um casal de negros que estão dentro da lei, mesmo assim ele faz uma revista muito obscena da mulher, mostrando o abuso de autoridade e o preconceito racial contra os mesmos. Hoje me dia vemos pessoas que só porque são brancas ou tem um cargo importante se acham superiores às outras.
O filme é muito rico, retrata casos que muitas vezes fazem parte do nosso cotidiano, vemos que nossas impressões são errôneas e auto-realizadoras, o filme possibilita conhecimento, pois nos leva a reflexão