Politica
A política é um exercício importante e necessário de cidadania, que implica na participação através da informação, organização, debate e reflexão para uma atuação e voto consciente, que coloque o Estado, efetivamente, a serviço do povo.
O exercício do direito/dever do voto não se resume ao ato de comparecer às urnas a cada quatro anos, como um ato desagradável, só porque é obrigatório. A responsabilidade pelo seu voto implica não só na escolha, como também no acompanhamento do candidato que você escolheu, conferindo-lhe o desempenho para, se necessário, não voltar a elegê-lo nas próximas eleições. Segundo pesquisas da Data Folha de 2006, a maioria dos eleitores se esquece em quem votou pouco tempo depois das eleições.
Mas será que é verdade? Em uma democracia, é a política que faz a intermediação entre o que são público e o que é privado. Com isso, transforma o que o privado deseja – olhando a tendência da opinião e o atendimento da maioria – em interesse público. É a política, também, que fornece a esfera para a discussão dos problemas, a busca de suas soluções e permite, assim, que eles sejam de conhecimento da maioria, não ficando restritos a grupos de interesse ou aos que fazem parte do poder.
É neste momento que Governo e Oposição cumprem seu papel. O Governo, de um lado, preocupado em atender às demandas sociais. E a Oposição, de outro, mostrando os problemas existentes, chamando a atenção para eles e, com isso, transformando-os em questões públicas de que a política vai cuidar e procurar meios de atender e apaziguar estes clamores. Sem este exercício, no qual a política é fundamental, não teríamos democracia, pelo menos não como ela está