Visão futurista do bom aproveitamento de sistemas energético.
Vinícius S. Nunes
Prof.ª Sandra Cristina Porsche
Universidade de Caxias do Sul – UCS
Visão futurista do bom aproveitamento de sistemas energético.
Visão futurista do bom aproveitamento de sistemas energético. O que é "Tecnologia"?! Alguns estudiosos podem dizer que é um termo que envolve o conhecimento técnico e científico. Outros talvez digam que são processos e materiais criados ou utilizados a partir de tal conhecimento e que ajudam a resolver os problemas. E ainda há quem diga que se trata de um método ou processo de construção e trabalho (tal como a tecnologia de infraestrutura ou a tecnologia espacial). A verdade é que tecnologia é tudo isso e muito mais, trata-se de uma forma geral de aplicação de recursos para a resolução de problemas de todos os tipos imagináveis que podem ser tão simples como uma alavanca de madeira usada para mover uma pedra, até algo muito mais complexo como um avião capaz de deslizar pelo ar. Um ótimo exemplo da complexidade que a nossa tecnologia atual, são os reatores, fontes de geração de energia nuclear que são câmaras de resfriamento hermética, blindada contra a radiação, onde é controlada uma reação nuclear para a obtenção de energia e também usada para a produção de materiais fissionáveis como o plutônio para armamentos nucleares, propulsão de submarinos e satélites artificiais ou para pesquisas.
E, apesar dessas usinas serem ótimas fontes de energia, ela não é perfeita, pois gera resíduos que são extremamente tóxicos, radioativos. Esses materiais radioativos são manejados por controle remoto e armazenados em containers e tambores de chumbo, que é um dos melhores escudos contra a radiação.
Atualmente, ainda não se sabe como lidar com os resíduos gerados e é por isso que se vem aprimorando a tecnologia, visando fazê-los cada vez menores e mais sofisticados, para que não produzam tanto resíduos ou para que se produza o mínimo possível.
Hoje em dia um reator, uma usina de energia nuclear