Informática na construçao civil
Com o avanço da tecnologia e o aumento da velocidade de processamento dos computadores, veio a necessidade de ferramentas computacionais que unificasse a tecnologia e as engenharias. Para acompanhar esses avanços novos softwares foram surgindo, de forma a ser comercializada ou de forma gratuita.
Hoje em dia programas especializados na área permite que possamos em pouco tempo, ter um ideia de como será a fundação de um edifício, nos permitindo o dimensionamento exata da sapata, a quantidade de concreto e até as ferragens a ser utilizada.
Neste trabalho iremos mostrar algumas opções de programas a ser utilizados por profissionais das engenharias e como ela pode nos ajudar no nosso dia-a-dia.
Desenvolvimento
A partir da década de 80 com a utilização da micro informática houve uma contribuição no processo de projeto com a automatização de tarefas especificas. Estas automatizações tornavam as atividades já existentes do processo de projeto mais rápidas e eficientes além de permitir um aumento do fluxo de informações a serem processadas. No começo essas ferramentas eram genéricas como planilhas eletrônicas, sistemas de banco de dados e editores de texto. Posteriormente foram utilizadas ferramentas especializadas para ajudar no desenvolvimento de desenhos (CAD), na elaboração de orçamentos e no gerenciamento de projetos. Foram criadas então as chamadas “ilhas de automação” onde diversas ferramentas eram utilizadas de forma independente em departamentos ou em empresas distintas.
A partir dessa premissa o gerenciamento do conhecimento na empresa é o item mais importante. A distribuição da informação precisará de um novo modelo de tecnologia de informação e gestão. Uma Empresa inserida na sociedade da informação e do conhecimento deverá conseguir tirar vantagens do uso das modernas tecnologias da informação porque isso resultará em competitividade.
Dentre os programas existentes no mercado, poucos estão