Politica e Religiao
O ato de ler envolve constatação, relexão e transformação de significados e para isso não basta ser alfabetizado e fazer uma leitura crítica.
A leitura não pode ser encarada como simples decodificação de signos, atividade mecânica que determina uma postura passiva diante do texto. Linguagem e realidade se prendem dinamicamente. A compreensão do texto a ser alcançaa por sua leitura crítica implica na percepção das relações entre o texto e o contexto.
Uma compreensão crítica do ato de ler leva à “tradução” dos significados das palavras e até ao desenvolvimento do que se oculta “por trás” delas.
A interpretação muitas vezes extrapola a letra do texto, pois se baseia nas relações entre texto e contexto. Na aprendizagem da leitura é muito comum a prática de se oferecer uma interpretação pronta para o aluno; este procedimento habitua à interpretação única do texto, que é um obstáculo à leitura criativa.
A técnica de sublinhar é de grande utilidade para a intelecção e interpretação do texto, facilitando o trabalho de resumir, esquematizar ou fichar.
A leitura é uma atividade necessária no mundo de hoje e não deve restingir-se às finalidades de estudo.
Sublinhar é uma técnica empregada com diversos objetivos: Assimilar melhor o textp, memorizar, preparar uma revisão rápida do assunto, aplicar em citações e, principalmente resumir, esquematizar e fichar.
A técnica de sublinhar pode ser desenvolvida a partir dos seguintes procedimentos:
Leitura integral do texto, para tomada de contato;
Esclarecimento de dúvidas de vocabulário, termos técnicos e outras;
Releitura do texto, para identificar as ideias principais;
Sublinhar, em cada parágrafo, as palavras que contêm a ideia-núcleo e os detalhes importantes
Assinalar com uma linha vertical, à margem do texto, os tópicos mais importantes;
Assinalar, à margem do texto, com um ponto de interrogação, os casos de discordâncias, as passagens obscuras, os argumentos