Politica social
Embora estejam notavelmente disseminadas no mundo de hoje e seja difícil encontrar argumentos doutrinários contrários a elas que mereçam consenso, em muitas áreas do mundo as idéias democráticas não são postas em prática pelos sistemas políticos.
As democracias populares constituíram um caso à parte. Nos países em que houve tomada do poder por organizações de esquerda, sobretudo de caráter comunista, implantaram-se sistemas de dominação política e militar que, embora se proclamassem democráticas, impediam o livre exercício dos direitos e das liberdades fundamentais. Nesses sistemas políticos, afirmava-se que a organização democrática parlamentar não constituía uma tradução adequada das idéias democráticas, já que só serviriam para legitimar o exercício do poder por influentes grupos de pressão, sobretudo de tipo econômico. Para os sistemas que foram dominantes nesses países, a organização democrática parlamentar seria uma democracia formal, sem conteúdo, oposta à democracia real, que eles representariam.
Texto crítico sobre a Democracia na atualidade
No trabalho que realizei a questão que suscita mais “problemas” é a questão do voto.
Na minha opinião, a minha geração dápouco interesse à política do país. E não sabe o que significa exercer o direito de voto. Esquecem-se ou ignoram totalmente que votar é não só um direito constitucionalmentegarantido, assim como um dever cívico de todo o cidadão com capacidade para tal.
Os jovens perguntam-se “votar porquê?”. A resposta é simples, porque chegou finalmente o momentode intervirmos nos assuntos que nos dizem respeito, direta ou indiretamente, e que têm grande impacto na nossa vida, em todos os domínios, sejam eles na educação, na saúde, noambiente, na cultura, na segurança, etc. Votando temos uma palavra na forma como o nosso futuro se vai desenrolar, abrindo novas perspetivas e opções.
Porque nascemos numestado democrático onde os cidadãos exercem o poder político através do sufrágio