Politica social
O Período Tecnocrático - Militar
Manaus/AM
2011
ANDRESA MARQUES
ÉDIMA MENESES
LEONARDO SOUZA
LIDIOMAR XAVIER
SABRINA CRUZ DA GAMA
SHIRLANA OLIVEIRA
O Período Tecnocrático - Militar
Trabalho Acadêmico apresentado ao Curso de Serviço social da Universidade Nilton Lins, como parte dos requisitos necessários à obtenção de Créditos parciais da disciplina Política Social I.
Orientadora: Profª. Ângela Emilia.
Manaus/AM
2011
INTRODUÇÃO
O período tecnocrático militar se estabelece na época que compreende o governo dos presidentes Castelo Branco, Costa e Silva, Emílio Garrastazu Médici, Ernesto Geisel, João Baptista Figueiredo. E, de certa forma passava por um colapso econômico e inúmeros planos e programas sociais foram executados na tentativa de parar a desordem econômica, onde todos tinham o mesmo intuito de reduzir a inflação, promover o desenvolvimento socioeconômico, buscando a melhoria de vida do povo brasileiro, fazendo com que surgisse empregos com a implantação de industrias multinacionais.
Podemos definir a Ditadura Militar como sendo o período da política brasileira em que os militares governaram o Brasil. Esta época vai de 1964 a 1985. Caracterizou-se pela falta de democracia, supressão de direitos constitucionais, censura perseguição política e repressão aos que eram contra o regime militar. Sendo assim, veremos neste trabalho em primeiro lugar, a nítida modificação no conteúdo do Estado, o qual deixa de ser uma organização eminentemente populista para tornar tecnocrática e centralizada. Ressaltaremos ainda que as reformas institucionais que acompanharam essa modificação resultaram na reestruturação da máquina estatal, privilegiando o planejamento direto, a racionalização burocrática e a supremacia do saber técnico sobre a participação popular. Além disso, perceberemos que nesse período foi-se definido o modelo econômico e a direção política