Politica Social
Política de Saúde.
Resumo:
Este artigo analisa a extensão e qualidade dos serviços de Atenção Primária à Saúde (APS) e todas as suas capacidades de intervir sobre a assistência à saúde com O Programa Saúde da Família (PSF) que emergiu em 1994 com intuito de melhorar o serviço da saúde a parti da atenção básica, procurando por em pratica os princípios do Sistema Único da Saúde, e com isso consolidando a melhoria no atendimento e também no acompanhamento da população brasileira.
O PSF e deixou de ser um programa e passou a ser uma estratégia de aproximação dos indivíduos como meio de controle do mesmo tornando assim mais fácil a reorientação do modelo assistencial, definindo assim o território definido, clientes, responsabilidades, integralidade, intersetorialidade e resolutividade estimulando assim o trabalho social.
Os resultados dos estudos foram baseados em pesquisas com embasamento científicos, para mostrar a eficácia e realidade dos Sistemas de Saúde, e particularmente do SUS, mais deixo claro que existe um leque de desafios para serem superados para deixar o programa mais fortalecido, assim fortalecendo seus princípios e suas diretrizes. Lista de abreviatura:
APS – Atenção Primaria à Saúde
CONASS – Conselho Nacional de Secretários de Saúde
ESF – Estratégia Saúde da Família
MS – Ministério da Saúde
PACS – Programa de Agente Comunitário da Saúde
PSF – Programa de Saúde da Família
SF – Saúde da Família
SUS – Sistema Único de Saúde
UBS – Unidade Básica de Saúde
USF – Unidades de Saúde da Família
Introdução. O presente Artigo tem como objeto de estudo a questão social dentro da política de saúde, focando o Programa Saúde da Família (PSF). Projeto do Governo federal que foi implantado em 1994 para a melhoria da Atenção Básica no Brasil, que necessitava de mudanças. O governo do país fez parceria com Instituições renomadas como (ONU) Organização das Nações Unidas, Organização mundial da Saúde (OMS),