celulas tronco
Neste trabalho estaremos falando sobre as células-tronco, que são conhecidas no nosso organismo como células chefes que têm a capacidade de se transformar em outros tipos de células. As qualidades de transformação das células-tronco podem representar tratamentos para muitas doenças que afetam milhões de pessoas no mundo.
Estaremos abordando também os vários tipos de células-tronco, dentre elas:
Totipotentes
Pluripotentes
Oligotentes
Embrionárias
Adultas
Desenvolvimento
O que são?
As células-tronco são células com a capacidade de se transformar (diferenciar) em qualquer célula especializada do corpo, ou seja, células características de uma mesma linhagem. Elas são capazes de se renovar por meio da divisão celular mesmo após longos períodos de inatividade e induzidas a formar células de tecidos e órgãos com funções especiais. Diferente de outras células do corpo, como as células musculares, do sangue ou do cérebro, que normalmente não se reproduzem, células-tronco podem se replicar várias vezes. Isso significa que a partir de uma cultura de células-tronco é possível produzir milhares. As células-tronco podem ser classificadas em totipotentes, quando conseguem se diferenciar em todos os tecidos do corpo humano, e pluripotentes ou multipotentes, quando são capazes de se transformar em quase todos os tecidos, exceto placenta e anexos embrionários. Células-tronco oligotentes diferenciam-se em poucos tecidos, células-tronco onipotentes se transformam em um único tecido.
Células- tronco embrionárias
As células-tronco embrionárias são derivadas da massa de células internas do embrião quando ele esta no estágio conhecido como blastocisto, de quatro a cinco dias após a fecundação.
Essas células são chamadas de pluripotentes, o que significa que