Politica social
1 – A questão do gênero permeia a historia e a intervenção do Serviço Social? Porque e de que forma.
R – Sim, porque ao longo dos anos, vem acontecendo mudanças na maneira de pensar da sociedade reformulando assim totalmente, de uma sociedade fechada a alguns costumes e conceitos, que precisam ser melhorados ou mudados para que tenhamos na sociedade um lugar bom de se viver, lógico que toda mudança exige se a quebra de conceitos . Mudando assim as atitudes em relação ao ser. Usando da ética e conceitos para os dois gêneros. Portanto, muitas das diferenças entre homem e mulher não decorre da sua constituição natural, mas sim dos atributos que o gênero masculino e feminino incorpora do contexto cultural em que estão inseridos.
2 – Analise as relações do gênero, da violência contra a mulher e o Projeto Ético Político do Serviço Social.
R - A violência de gênero é produzida e reproduzida nas relações de poder, e quando a ordem masculina se sente ameaçada a violência aparece como um mecanismo que tem o poder de manter a ordem estabelecida. A justificativa para os atos de violência estaria somente no fato de ser mulher, portanto um ser submisso, que deve obediência ao homem. Portanto, a interlocução do Serviço Social com esta questão se faz necessária, Uma vez que a violência de gênero é um fenômeno social, esta deve ser enfrentada através de um conjunto de estratégias políticas e de intervenção social direta.
3 – Discutam a questão de gênero e sua Pratica de estágio.
R - Instruem os caminhos que o professor deve seguir para trabalhar com estas situações, construindo uma prática que reflita nos valores democráticos e pluralistas propostos e nos objetivos gerais a serem alcançados. Visto que, em relação às questões de gênero, os professores devem transmitir aos educandos a importância da valorização da igualdade entre os gêneros e a dignidade presente em cada cidadão, bem como ao orientar todas as discussões, os próprios docentes devem