Politica social
O presente trabalho vem com objetivo de resgatar o aspecto histórico da construção das Políticas Sociais no Brasil, que como reflexo o contexto do capitalismo e aborda aspectos relevantes da constituição federal de 1988, alem de expor características fundamentais da realidade social do Brasil.
Política social de certa forma e a resposta do Estado diante da contradição entre o capital e o trabalho, então podemos ressaltar que ela esta no meio de um conflito entre classes, principalmente a classe trabalhadora, na luta por seus direitos. Diante disso iremos abordar a importância do envolvimento do Estado nas questões sociais. Vale ressaltar a importância dos profissionais do serviço social na construção das políticas sociais, por um processo que envolve competência, habilidade teórica e metodológica.
DESENVOLVIMENTO.
Na década de 30, Assistência social no Brasil era desenvolvida pelo setor privado pelas obras filantrópicas da igreja católica, que tinha como eixo a caridade, destinando-se aos mais necessitados. Portanto ainda nesse período houve uma mudança, acarretado pelo desenvolvimento industrial, aumentando consideravelmente o crescimento urbano e conseqüentemente os problemas dos trabalhadores com as condições de vida e trabalho, ou seja cresce a luta por direitos e melhores condições de vida, e com isso aumentam as tensões nas relações de trabalho agravando a questão social.
No aspecto histórico o surgimento das políticas sociais, foi acontecendo de forma gradual, tenho suas origem no capitalismo, construída por meio de mobilizações das classes operarias devido a revolução industrial. A política social foi então entendida como estratégia de intervenção do governo nas relações sociais ou seja era uma forma de mediação nas relações de conflitos, do modo capitalista as políticas sociais baseava-se na manutenção da ordem social, tendo como função reintegrar os indivíduos à