Politica Social e Psicologia
Propõe considerar política social como aquela que ordena escolhas trágicas segundo um determinado princípio de justiça, consistente e coerente.
As políticas sociais têm sido estudadas como estratégias estatais para a resolução de problemas sociais particularizados e sua eficácia discutida nos diversos setores aos quais elas se vinculam.
Questão social pode ser definida como o conjunto dos problemas políticos, sociais e econômicos postos pela emergência da classe operária no processo de constituição da sociedade capitalista; em suma, a manifestação no cotidiano da vida social da contradição capital-trabalho.
Com o protagonismo da classe operária no cenário europeu em meados do século XIX, a questão social passa a ser tratada como questão política.
Agrupamento dos programas sociais públicos em três conjuntos: “os universais (educação e saúde); os programas de seguridade social, emprego e renda (previdência social, programas de capacitação e inserção produtiva); e os programas voltados para a pobreza (assistência social, programas de combate à pobreza e subsídios monetários às famílias)”.
E quanto às políticas sociais no período da “Nova República”? Há dois aspectos que devem ser destacados. De uma parte, uma avaliação global das políticas sociais, a despeito da manifestação da priorização da área social, mostra que os avanços foram pífios.
“o caráter compensatório, seletivo, fragmentário e setorizado da política social brasileira” no período (p. 144). As proposições nos diversos segmentos – previdência, saúde, educação e assistência social – não foram implementadas pelo governo José Sarney. De outra parte, no entanto, é importante reconhecer que o movimento popular que estava na base do embate político do período, sobretudo, da luta constitucional, logrou alcançar algumas conquistas no marco legal, que ainda necessitariam de anos para sua implementação efetiva (ainda que parcial). O marco mais importante desse