Politica social no brasil e servico social
Este filme retrata com muita sensibilidade o cotidiano de Dora, uma pessoa que perdeu o contato com o afeto, tornando-se fria e angustiada, e seu encontro com Josué, um garoto solitário, órfão de mãe e determinado a reencontrar o seu pai. Josué, por uma série de contingências, leva Dora a vivenciar mudanças profundas em sua vida. É uma oportunidade excelente para refletir sobre o sentido da vida, valores morais e éticas .
Josué um menino de mais ou menos nove anos, à expressão daquele rosto infantil, dotado de uma vivacidade extraordinária, de uma intensa ternura. Que veio com a mãe de Bom Jesus do Norte, Pernambuco, onde deixou o marido alcoólatra.
A expressão doce e mansa de Josué contrasta com a arrogância e a má vontade de Dora, que quando escreve a carta ditada por Ana, pois ela não conseguiu dissimular o desprezo que sente por aquela mulher. A mesma polaridade que se manifesta entre personagens não-urbanos e urbanos prevalece entre Josué e Dora. Ele encarna a inocência, a integridade, a esperança, a sensibilidade. Ela, o oportunismo, a esperteza, a trambicagem, a alienação e a insensibilidade. Esse encontro, que produz a própria historia, è um desafio para Dora, o desafio que è enfrentar a alienação e a mesmice que é a sua vida.
A tragédia morte da mãe de Josué, lança-o na desproteçao, defronta-o com os perigos de um mundo sem compaixão. Dentro da lógica deste mundo, ele é visto como uma mercadoria. Dora pertence a este mundo, ela está dominada por esta consciência. Mas rompendo subitamente com esta visão, ela resolve dá o passo decisivo para salvá-lo, raptando-o para levá-lo ao pai. Atitude incompatível com a alienação em que vive a personagem. 2 DESENVOLVIMENTO
Podemos então fazer algumas abordagens no que se diz respeito ao perfil de dois dos personagens sendo eles dona Dorá que foi interpretado pela consagrada atriz Fernanda Montenegro que na verdade tem como nome real