politica sociais
1- Defina o que é política social resaltando o contexto das primeiras políticas sociais implementados e suas características?
R= Política Social é a formação dos padrões sociais que vem através da providencia social, Sistema Financeiro da Habitação, Programas de Assistência aos Estudantes, Idosos, Crianças e Adolescentes, Mulheres, Deficientes, Detentos.
Como processos sociais se gestam na confluência dos movimentos de ascensão do capitalismo com a Revolução Industrial, das lutas de classes e do desenvolvimento da intervenção Estatal.
De forma genérica sua origem está relacionada aos movimentos de massa e ao estabelecimento dos Estados-nação da Europa ocidental do final do séc. XIX e se generaliza na passagem do capitalismo concorrencial para o capitalismo monopolista, principalmente depois da Segunda Guerra Mundial no pós 1945.
Estatuto dos Trabalhadores, de 1349; Estatuto dos Artesãos (Artífices), de 1563; Lei dos pobres elisabetanas, que se sucederam entre 1531 e 1601; Lei de Domicílio (Settlement Act), de 1662; Lei Revisora das Leis dos Pobres, ou Nova Lei dos Pobres (Poor Law Amendment Act), de 1834.
2- Qual é a diferença entre a questão social e a política social?
R= Questão social é o conjunto das expressões das desigualdades sociais através do capitalismo onde se encontra nas relações da exploração do capital sobre o trabalho. Política Social é a formatação dos padrões de proteção social são desdobramento e ate mesmo repostas e formas de enfrentamento geral setorializadas e fragmentadas.
3- Comente sobre a política social na perspectiva marxista, salientando os elementos do enfoque dialético que explicam as políticas sociais?
Relação Sujeito e Objeto são relacionais, foge do empirismo positivista e funcionalista e do idealismo.
Nessa perspectiva que é crítica, histórica e de totalidade, o sujeito que quer conhecer, não apenas descreve ou retrata.
Reproduz idealmente o movimento do objeto, extrai suas