Politica monetaria
OPERAÇÕES DE REDESCONTO
São empréstimos concedidos pela autoridade monetária aos bancos comerciais, mediante crédito, contra garantia, efetuado na conta de reserva bancária, o objetivo principal é evitar problemas de liquidez decorrentes da expansão da demanda de meios de pagamentos por parte do público.
REDESCONTO NO BRASIL - MODALIDADES
INTRADIA: Tem o objetivo de assegurar a liquidez diária do sistema bancário pela manutenção dos saldos necessários, na conta reservas bancárias, ao acatamento das operações financeiras de clientes, via transferências eletrônicas, conforme previsto no SPB. Não tem custo para o banco desde que a liquidação seja efetuada intradia. O limite é dado pelo montante do valor dos títulos públicos que a instituição dispõe em custódia no Selic.
ATÉ UM DIA ÚTIL: Objetivo de assegurar a liquidez de curtíssimo prazo, afetada por variações não previstas no fluxo de caixa. Realizada automaticamente até o limite da garantia para as operações pendentes de liquidação ao término de funcionamento do STR. Custo: Selic + 6% ao ano.
ATÉ QUINZE DIAS ÚTEIS: Podendo ser recontratadas até 45 dias úteis. Objetivo de assegurar a liquidez de curto prazo afetada por variação imprevista no fluxo de caixa, não caracterizando desequilíbrio estrutural. Essa modalidade depende da aprovação, pelo Banco Central, da projeção detalhada do fluxo de caixa diário.
ATÉ NOVENTA DIAS CORRIDOS: Destina-se a assegurar o ajuste patrimonial da instituição com desequilíbrio estrutural e pode ser prorrogado para até 180 dias. Depende da aprovação pelo Banco Central, da projeção detalhada do fluxo de caixa diário e do programa de reestruturação com o objetivo de capitalização ou venda, firmado pelo acionista controlador.