Politica Moderna
Introdução:
A palavra "política" vem do grego "politéia", que era uma palavra que era referente a polis (Cidades-Estado) e á vida em coletividade.
Dessa maneira, podemos afimar que política esta asociada diretamente à vida em sociedade, e que a opinião de cada indíviduo presente nessa sociedade esteja em harmonia e que não cause um caos.
A ciência política tem como objetivo estudar os pensamentos de modelos de organização e funcionamento do Estado como um todo, que tenta deixar a população em ordem e de maneira centrada.
- No Brasil:
O Brasil é uma república federal presidencialista, de regime democrático-representativo. Em nível federal, o poder executivo é exercido pelo Presidente. É uma república porque o chefe de estado é eletivo e temporário. O Estado brasileiro é uma federação pois é composto de estados dotados de autonomia política garantida pela Constituição Federal e do poder de promulgar suas próprias Constituições. É uma república presidencial porque as funções de chefe de Estado e chefe de governo estão reunidas em um único órgão: o Presidente da República. É uma democracia representativa porque o povo exerce sua soberania, elegendo o chefe do poder executivo e os seus representantes nos órgãos legislativos e, às vezes, diretamente via plebiscitos, referendos e iniciativas populares.Sistema judiciário[editar | editar código-fonte]
Supremo Tribunal Federal.
Finalmente, há o Poder Judiciário 8 , cuja instância máxima é o Supremo Tribunal Federal (STF)9 , responsável por interpretar a Constituição Federal e composto por onze ministros indicados pelo Presidente sob referendo do Senado, dentre indivíduos de renomado saber jurídico. A composição dos ministros do STF não é completamente renovada a cada mandato presidencial: o presidente somente indica um novo ministro quando um deles se aposenta ou vem a falecer. A idade para a aposentadoria compulsória é de 70 anos. No entanto, os ministros podem se aposentar antes disso, caso